James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, é o inspirador do título deste blogue.
Atravessei com ele grande parte do período da minha adolescência. Ficaram marcas indeléveis.
Presto-lhe hoje a minha homenagem adulta, apesar de reconhecer na sua mensagem irreverente e contrária à do Peace & Love, da generalidade das bandas do seu tempo, algo de negativo, que não perfilho nem aconselho. Ficou, contudo, em mim, muito arreigado, o espírito crítico inerente à essência do desassossego de Jim.
Marginal convicto, perseguiu uma felicidade que não poderia encontrar, pois o seu apelo à diferença impelia-o a suscitar a violência. Foi uma viagem curta mas intensa, de uma genialidade musical que se associa ao seu carácter inquieto, à sua necessidade de afirmação pela não aceitação de massificação nem hipocrisia.
Não podia deixar de ser ele (pela minha mão, claro!) a abrir um blogue que pretende ser exclusivamente musical.
A música é, contudo, um mundo em si própria. Assim seja este espaço virtual.
Pretendo que por aqui haja de tudo, entre mestres e criaturas novas - provocando delírios about music.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mick Hucknall e os Simply Red


Vocalista fundador dos Simply Red, em 1984, Mick Hucknall nasceu em Manchester, Inglaterra, em 8 de Junho de 1960. Começou a sua carreira como DJ e o primeiro contacto que teve com o meio artístico aconteceu no cenário punk, com bandas como os Joe Division e os Sex Pistols. Contudo, ouviu black music desde pequeno, o que influenciou o estilo da banda, pop-soul. Anteriormente, entre 1977 e 84, fora membro dos The Frantic Elevators. Perfaz, no próximo ano, 25 anos de carreira com os Simply Red, com os quais já anunciou uma turné que será a última, após 10 álbuns publicados.
Mick dedicar-se-á a uma carreira a solo, com o seu nome, enveredando por sonoridades de cruzamento entre os anos 40 e os anos 70 e 80.
Deixo-vos um êxito conhecido de todos... e o cartaz, naturalmente, do qual destaco quatro temas: Holding Back The Years; Stars; Your Eyes; e Say You Love.

4 comentários:

Vítor disse...

Indeciso! Sempre estive! "If you..." ou "Holding..."? Dois grandes clássicos. Acho que me inclino mais para o segundo, nem sei bem por que razão.

* Ah, aparentemente não tem nada a ver, mas o vídeo do "Holding..." fez-me lembrar um certo 'bas fond' britânico, o que me levou a pensar: será que os Dexy's Midnight Runners poderiam por aí aparecer com, sei lá, o "Geno" ou o "Show me them now". É outro tipo de soul britânico, de que tenho algumas saudades.
É preciso dizer alguma frase?

Paula Loureiro disse...

Grande, grande música!
Faz-me recordar o tempo em que eu tinha tempo para ouvir vezez sem conta músicas assim e saboreá-ls ao máximo, recordando bons momentos ou sonhando com o futuro...
Bjs

Aníbal Meireles disse...

ao contrário do Vítor e apesar de lhe dar razão, são sim senhor dois grandes clássicos, para mim, Simply Red é quase sempre sinónimo de boa disposição, atrevimento e uma cadência mais acelerada. Não é por acaso, uma vez que a primeira música que me lembro de ter ouvido e gostado é a "Something got me started"

Lady, das quatro que referiste, por acaso não conhecia a "Your Eyes", já fui ouvir, foi uma agradável surpresa :) Mas das quatro destacaria sem dúvida nenhuma o "Stars". É das músicas que apetece cantar :D

E mais recentmente já sabes: "Oh what a girl!" (posso dedicar o título desta música a ti ? Espero que o "teu marido Pedro" não se chateie :D)

rute talefe disse...

Olá Lady
Gosto muito da música e soube-me muito bem ouvi-la de novo. " Há séculos que não ouvia isto"!

1 beijo grande