James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, é o inspirador do título deste blogue.
Atravessei com ele grande parte do período da minha adolescência. Ficaram marcas indeléveis.
Presto-lhe hoje a minha homenagem adulta, apesar de reconhecer na sua mensagem irreverente e contrária à do Peace & Love, da generalidade das bandas do seu tempo, algo de negativo, que não perfilho nem aconselho. Ficou, contudo, em mim, muito arreigado, o espírito crítico inerente à essência do desassossego de Jim.
Marginal convicto, perseguiu uma felicidade que não poderia encontrar, pois o seu apelo à diferença impelia-o a suscitar a violência. Foi uma viagem curta mas intensa, de uma genialidade musical que se associa ao seu carácter inquieto, à sua necessidade de afirmação pela não aceitação de massificação nem hipocrisia.
Não podia deixar de ser ele (pela minha mão, claro!) a abrir um blogue que pretende ser exclusivamente musical.
A música é, contudo, um mundo em si própria. Assim seja este espaço virtual.
Pretendo que por aqui haja de tudo, entre mestres e criaturas novas - provocando delírios about music.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Keb' Mo' - Just Like You (Clicar Aqui)


Keb' Mo' chegou a este mundo como Kevin Moore, corria o dia 3 de Outubro de 1951. A sua mãe estava em Los Angeles, Califórnia.
Hoje, Keb' é um inspirado guitarrista, cantor e compositor de blues. Quem sabe devido à prenda que recebeu do seu tio, na juventude: uma guitarra?! Contudo, a sua carreira não começou pelo blues. Andou pelo gospel e pelos "steel drums" (tambores de aço), originários de Trinidad e Tobago, onde serviram de meio de comunicação entre escravos. De timbre peculiar, estes instrumentos de percussão são muito apreciados por diversos músicos de jazz e contam-se entre vários instrumentos da panóplia que Mo' faz vibrar, como a harmónica, o trompete, a trompa francesa...
Estamos perante um bluesman muito sui generis, que abraça "a" música, compondo ritmos de influências muito diversificadas, mas que correm todas (como se um rio integrassem) para o blues.
Keb' Mo' é um humanista que gosta de contar histórias. Transporta para os seus temas o mundo inteiro - na sua grandeza; na sua pequenez... Gosto do seu blues, da sua simplicidade, da sua franqueza. And he's just like me!

Dirty Low Down and Bad



Espreitem... espreitem... espreitem...

(Dependendo dos gostos... há melhor e... "menos melhor!"...)

NOTA: Para quem só agora chegou, pode fazer "rewind" .e ter o prazer de ver o DOCINHO e a ANTESTREIA...

2 comentários:

Aníbal Meireles disse...

Olha, não conhecia e gostei!

É sempre bem-vindo este senhor :D

Vítor disse...

Just like me: Dirty Low Down and Bad! I feel this blue.