James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, é o inspirador do título deste blogue.
Atravessei com ele grande parte do período da minha adolescência. Ficaram marcas indeléveis.
Presto-lhe hoje a minha homenagem adulta, apesar de reconhecer na sua mensagem irreverente e contrária à do Peace & Love, da generalidade das bandas do seu tempo, algo de negativo, que não perfilho nem aconselho. Ficou, contudo, em mim, muito arreigado, o espírito crítico inerente à essência do desassossego de Jim.
Marginal convicto, perseguiu uma felicidade que não poderia encontrar, pois o seu apelo à diferença impelia-o a suscitar a violência. Foi uma viagem curta mas intensa, de uma genialidade musical que se associa ao seu carácter inquieto, à sua necessidade de afirmação pela não aceitação de massificação nem hipocrisia.
Não podia deixar de ser ele (pela minha mão, claro!) a abrir um blogue que pretende ser exclusivamente musical.
A música é, contudo, um mundo em si própria. Assim seja este espaço virtual.
Pretendo que por aqui haja de tudo, entre mestres e criaturas novas - provocando delírios about music.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

"TOP TEN / ANOS 80" - Aviso à Navegação


ALERTA
O corpo redactorial desta publicação reuniu-se hoje com a finalidade de fixar a data-limite para a recepção das listas relativas ao concurso "TOP 10 dos Anos 80".
Ficou assente que os interessados deverão enviar as suas escolhas até 20 do corrente, por forma a poder satisfazer-se a intenção de os participantes se presentearem "nataliciamente".
Qualquer impedimento da parte dos concorrentes deve ser comunicado a Lady Godiva até ao dia 18.
Boas escolhas!

8 comentários:

Vítor disse...

Vou tentar cumprir os prazos, lady, vou tentar. A coisa está encaminhada mas a época é má para pesquisas (nas memórias) e decisões.

Aníbal Meireles disse...

Boa ideia! A ver se cumpro à risca. Tenho de dar o exemplo :D

Anónimo disse...

Então cá vai o meu top ten/anos 80:

1-I want to know what love is, Foreiner
2-Don't you forget about me, Simple Minds
3-Take my breath away, Berlin
4-Wiht or without you, U2
5-Every breath you take,The Police
6-Take on me, A-Ha
7-Holding out for a hero, Bonnie Tyler
8-Wake me up before you go-go, Wham!
9-In the air tonight, Phil Collins
10-Thriller, Mickael Jackson.

Beijos

Vítor disse...

A minha contribuição para o Top Ten / Anos 80:
1. Pink Floyd, “Not Now John” in «The Final Cut» (1983)
2. Queen, “Save Me” in «The Game» (1980)
3. UHF, “Ébrios… pela vida” in «À Flor da Pele» (1981)
4. Dire Straits, “Tunnel of Love” in «Making Movies» (1980)
5. Rui Veloso, “Bairro do Oriente” in «Ar de Rock» (1980)
6. David Bowie, “Let’s Dance” in «Let’s Dance» (1983)
7. Peter Gabriel (com Kate Bush), “Don´t Give Up” in «So» (1986)
8. Spandau Ballet, “To Cut a Long Story Short” in «Journeys To Glory» (1981)
9. AC/DC, “Hells Bells” in «Back in Black» (1980)
10. Fischer Z, “So Long” in «Going Deaf For a Living» (1980)

Feliz Natal

Aníbal Meireles disse...

Olá! Olha, eu estou a acabar a minha lista, mas só ta vou poder entregar daqui por uma hora.. meia hora depois do prazo (oops). Não faz mal, pois não ? Desculpa. Beijos

Anónimo disse...

Olá!
Olha, não sei se vais publicar este meu intróito, mas pensei que o devia escrever, porque no fundo a tarefa não foi nada fácil e merece umas considerações prévias. Portanto, se o publicares, estás à vontade.

Por onde quer que eu comece tenho de dizer antes de mais que estou insatisfeito com a minha lista.

Não é que sinta que falte algo, é a certeza de que deixei necessariamente alguma música importante fora, de um artista/banda com uma projecção enorme, ou nem por isso.. mas o que há a fazer.. são apenas dez... teve de haver concessões..

A feitura desta lista foi decorrendo ao longo das semanas, mas a verdadeira composição da mesma foi hoje - a hora da verdade...

Ter uma lista com apenas dez músicas é desde logo redutor e susceptível de causar polémica - pelo que entrou e pelo que ficou de fora.. já estou a ver a discussão...

Mas no fim de contas.. cada uma desta listagens - a minha, a tua, a de todos os que enviarem - é apenas a nossa ideia do que foram os anos oitenta.

E mesmo aí muito há que dizer.. para uns a lista pode implicitamente ter que ter pelo menos uma meia dúzia de "superstars", e mesmo para esses as músicas escolhidas podem até nem ser as que na altura subiram mais alto nas preferências.. e depois há os outsiders com aquela preciosidade, ou mesmo albuns inteiros de grande talento que apenas uma minoria apreciou (e aprecia).

A minha listagem não reflecte toda a música de que eu gosto, nem que goste da generalidade da música dos artistas escolhidos.. discos de David Sylvian, a título de exemplo, teriam aqui uma merecida menção, mas o que eu quis da minha lista foi algo que me lembrasse dos anos oitenta... a sonoridade... o que é que caracteriza os anos oitenta... as músicas que, ou pela voz inconfundível, por um simples acorde, um refrão, ou pela mensagem, ou por todos estes factores, ficaram na minha memória e, penso eu, da colectiva...

Considerações feitas, resta-me apenas dizer que há uma coisa que eu consegui fazer muito mal (entre todas as outras que me vão dizer a seguir :D ): ordenar as músicas - será que há ordem possível ? Pessoalmente acho que não (ou não consigo fazê-lo)... por isso coloquei as músicas por ordem cronológica, excepto a primeira, que a custo foi permanecendo como a primeira...

Eis a lista com o nome do artista/banda, álbum, ano em que foi editado, a música, e o link para o youtube no melhor registo áudio (e dentro do possível conjugado com o melhor registo vídeo) que consegui encontrar:

Os Rolling Stones podiam estar num top ten de várias décadas e talvez esta década nem seja a melhor.. mas esta música mereceu a minha atenção e é incontornável a abrir esta lista:

Rolling Stones - Tattoo You, 1981
Música: Start Me Up
http://www.youtube.com/watch?v=XW4DPIBO5OU&FMT=18

Decidi que havia de incluir uma música portuguesa, e esta parece-me um símbolo de arrojo memorável:

Heróis do Mar, Single, 1982
Música: Amor
http://www.youtube.com/watch?v=UPqIz7ymhFY&fmt=18

O Rei da pop. Por muito disparate que tenha feito recentemente, o fair play diz-me que qualquer top ten dos anos oitenta deve ter este senhor. E não lhe estou a fazer nenhum favor, gosto mesmo da música!

Michael Jackson - Thriller, 1982
Música: Billie Jean
http://www.youtube.com/watch?v=Dzp0JETG0Pw&fmt=18

Fresca, não me ocorre outra palavra.. sem esta música do Lionel Richie os anos oitenta não estariam completos...

Lionel Ritchie - Can't SLow Down, 1983
Música:All night long (all night)
http://www.youtube.com/watch?v=XXPTsLiIu5w&fmt=18

O Phil Collins tem várias músicas memoráveis, mas umas envelheceram melhor que outras. Esta, em dueto, é contagiante e faz parte do meu imaginário dos "80's":

Phil Collins - Single, 1984
Música:Easy Lover
http://www.youtube.com/watch?v=n9xY_cPenSs&fmt=18

Uma voz incrível, um ícone, uma mensagem a ter em conta:

Whitney Houston - Whitney Houston, 1985
Música:Greatest love of all
http://www.youtube.com/watch?v=FMK5Mkvixik&fmt=18

Para a Tina Turner talvez houvesse uma escolha mais óbvia, "Simply the Best", mas pareceu-me óbvia de mais, e cá está, pessoalmente, gosto mais desta:

Tina Turner - Break every rule, 1986
Música:Typical Male
http://www.youtube.com/watch?v=WlUAAEzhc74&FMT=18

Esta música ficou-me na memória por dois motivos: pela música em si (mal percebia eu o teor da letra na altura!) e pelo videoclip inovador e experimentalista para a época. Mas a escolha não foi feita pelo vídeo, mas pela música em si.

Peter Gabriel - So, 1986
Música:Sledgehammer
http://www.youtube.com/watch?v=hqyc37aOqT0&fmt=18

A rainha da pop, podia dizer muito, mas não vou. A voz dela é discutível e variável (o single Material Girl era uma possibilidade, mas a voz dela estava demasiado aguda naquela época), mas é incontornável.

Madonna - Like a prayer, 1989
Música: Like A prayer
http://www.youtube.com/watch?v=gKMHtcZ7dAQ&fmt=18

1988 ? A Sade está fora da cronologia ? Está. Porque é a primeira. Aparece quase como outsider, mas é uma lufada de ar fresco e só me ocorrem duas palavras: serenidade e equilíbrio. A Sade faz músicas intemporais. E talvez aqui esteja a minha grande contradição.. esta música não tem ano, nem década. Os instrumentos são os básicos, não há electrónicas desfasadas no tempo, nenhum artifício de voz. A música "Paradise" do mesmo álbum era uma hipótese, mas a minha escolha recaiu sobre esta pérola:

Sade - Stronger than pride, 1988
Música:Nothing Can Come Between Us
http://www.youtube.com/watch?v=I6prBMPwpYI&fmt=18


Espero que gostem! Esta é a minha prenda de Natal para vocês!

Se não gostarem, acho que vou gostar de ouvir o que têm a dizer :D

(E desculpa-me o atraso de duas horas, Lady Godiva!)

Aníbal Meireles

Lady Godiva disse...

Aníbal:
Lamento ter de deixar para amanhã a composição da "tua página" no Top Ten...
Um beijo especial para compensar!

Lady Godiva disse...

Pessoal:
Eu tenho a minha lista pronta. Pode parecer que não, mas tenho.
Estou cansada...