James Douglas Morrison (1943-1971), vocalista dos Doors, é o inspirador do título deste blogue.
Atravessei com ele grande parte do período da minha adolescência. Ficaram marcas indeléveis.
Presto-lhe hoje a minha homenagem adulta, apesar de reconhecer na sua mensagem irreverente e contrária à do Peace & Love, da generalidade das bandas do seu tempo, algo de negativo, que não perfilho nem aconselho. Ficou, contudo, em mim, muito arreigado, o espírito crítico inerente à essência do desassossego de Jim.
Marginal convicto, perseguiu uma felicidade que não poderia encontrar, pois o seu apelo à diferença impelia-o a suscitar a violência. Foi uma viagem curta mas intensa, de uma genialidade musical que se associa ao seu carácter inquieto, à sua necessidade de afirmação pela não aceitação de massificação nem hipocrisia.
Não podia deixar de ser ele (pela minha mão, claro!) a abrir um blogue que pretende ser exclusivamente musical.
A música é, contudo, um mundo em si própria. Assim seja este espaço virtual.
Pretendo que por aqui haja de tudo, entre mestres e criaturas novas - provocando delírios about music.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DISCOS PEDIDOS: Gaiteiros de Lisboa

Caros ouvintes e leitores,

Este blogue acaba de ser comprado pelo senhor Aníbal Meireles e a partir deste momento passaremos a ouvir apenas música desta...

Nem Fraco Nem Forte


As Freiras de Sta Clara


Trângulo Mângulo

5 comentários:

Aníbal Meireles disse...

Lololol

Eu fiz uma OPA ao Mestres e nem dei por isso ? Tenho de começar a ter mais cuidado. Qualquer dia compro por aí um banco com activos tóxicos e depois entro na miséria.

Com este blog pelo menos ficaria ao invés mais rico :D

Agradeço o piropo, mas o teu canto musical está muito bem entregue.

É verdade, ainda não te dei os parabéns pelo novo cabeçalho. Está muito bom!

P.S.: Então mas diz lá quanto é que eu te paguei pelo blog ? Estou com amnésia. LOL

Vítor disse...

Eu gosto dos Gaiteiros - são excelentes compositores e executantes. Só é pena não terem um(a) vocalista digno(a) da classificação.

Aníbal Meireles disse...

Lady, posso ? Obrigado.

Vítor, concordo contigo em tudo. Quanto ao vocalista nota-se que nenhum deles tem treino específico para dar sempre 100% ou perto disso em palco.

O Carlos Guerreiro, que não se considera vocalista, mas que ainda assim acaba por cantar em muitas delas já mostrou pelo menos uma vez que quando está nos seus melhores dias até consegue lá chegar. Tenho impressão que é uma questão de falta de treino. Se tiveres oportunidade ouve a faixa "Samba de Acento" (Manuel Paulo, Dany Silva, Arnaldo Antunes, Vozes da Rádio, Carlos Guerreiro) - está por exemplo no disco C, do volume anos 2000 da colecção de 50 anos do Público, ou no álbum "O Assobio da Cobra" de Manuel Paulo.

Lady Godiva disse...

Aníbal:
Olha que ainda quiseste dar-me bem a volta com uma avultada soma, mas como te prometi que publicava os Gaiteiros... lá te calaste, às tantas. LOL

Os Gaiteiros arranharam-me um bocadito os tímpanos, mas nem te sei explicar bem porquê. Talvez coisa tipo incompatibilidade enzimática...

Ainda bem que achas que o blogue musical está bem entregue e obrigada pelos parabéns pelo novo cabeçalho.

Vítor:
Talvez te pudesses oferecer para vocalista dos Gaiteiros... Que dizes?

Kisses

Aníbal Meireles disse...

"Os Gaiteiros arranharam-me um bocadito os tímpanos, mas nem te sei explicar bem porquê."

Sabes uma coisa? Eu acho o mesmo que tu. Estranho não é ?

E no entanto talvez seja por essa incapacidade em explicar o porquê; a presença dos instrumentos artesanais e de outros fabricados com os materiais mais sui generis, das letras de escárnio e bem humoradas, que me fazem ouvir "a mensagem". Gaiteiros tem mais a ver com mensagem do que com música, que acaba por servir de veículo. Se a mensagem é crítica, maldizente e com o objecto em algo/alguém desengonçado, a música acompanha. E assim surge a sonoridade, banda sonora da mensagem.